sexta-feira, 10 de julho de 2009

CURSO DE PRONTO SOCORRISMO E RESGATE

G.T.R. CAPACITA 2ª TURMA DE RESGATE










O CURSO TEVE INICIO NO DIA 07,14,21,28/06 E 05/07/2009 CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA USS, TECNICOS DE ENFERMAGEM, BOMBEIROS, MOTORISTAS DE AMBULÂNCIA DA PMPA E PMB.PIRAÍ E GUARDAS MUNICIPAIS DA PMPA. O CURSO TEVE A CARGA HORÁRIA DE 50 HORAS DE MUITAS ATIVIDADES PRÁTICAS E TEÓRICAS. OS TEMAS ABORDADOS FORAM:

- Primeiros socorros, sinais vitais,

- Etapas básicas de primeiros socorros,

- corpos estranhos e asfixia,

- Reanimação cardio respiratória.

- Lesões traumo-ortopédicas

- Transporte, Extricação de Vítimas

- Pratica supervisionada

- Emergências clínicas

- Alterações psicomotoras,

- Acidentes por animais peçonhentos,

- Envenenamento e intoxicações,

- lesões provocadas por calor e frio,

- Queimaduras, choque elétrico.

- Emergência obstétrica,

- Exposição à radiação, situações adversas

- Oficinas Práticas

- Aplicação de K.E.D


A rotina foi dura e árdua, 05(cinco) domingos de aulas teóricas e práticas de 08 às 18 horas, nas quais os alunos tiveram que abrir mão dos seus negócios, familiares e amigos para estarem recebendo as informações necessárias pra fazerem a diferença no dia a dia das pessoas salvar vidas trabalho este que tem que ser prestado com qualidade e precisão de técnica, pois o bom atendimento resultará na recuperação da vítima sem sequelas e recuperação normal dos seus movimentos. Parabéns a todos Operadores de Segurança pública(guardas, bombeiros, policiais) Operadores de saúde(ENFERMEIROS, TÉCNICOS, FISIOTERAPEUTAS, PSICÓLOGOS, MÉDICOS)


IMOBILIZAÇÕES DE MEMBROS




PARA SER UM SOCORRISTA É PRECISO APRENDER A LIDAR COM O PÚBLICO.



PESSOAS QUE ESTÃO DOENTES OU FERIDAS NÃO SE ENCONTRAM EM CONDIÇÕES NORMAIS. VOCÊ DEVE SER CAPAZ DE SUPERAR COMPORTAMENTOS GROSSEIROS OU PEDIDOS DESCABIDOS, SUPONDO QUE ESTES PACIENTES ESTÃO AGINDO ASSIM DEVIDO À DOENÇA OU AO FERIMENTO PRESENTE. LIDAR COM AS PESSOAS É UMA DAS MAIS EXIGENTES TAREFAS DO SOCORRISTA E, DEPENDENDO DA SITUAÇÃO, ATUAR DE MODO PROFISSIONAL PODE SER MUITO DIFÍCIL.

O SOCORRISTA DEVE SER HONESTO E AUTÊNTICO.

QUANDO ESTIVER AJUDANDO UMA PESSOA, VOCÊ NÃO DEVE DIZER QUE ELA ESTÁ BEM, SE NA VERDADE ELA ESTIVER DOENTE OU FERIDA. NEM MESMO DIZER QUE TUDO ESTÁ BEM QUANDO VOCÊ PERCEBEU QUE EXISTE ALGO ERRADO. DIZER PARA A PESSOA NÃO SE PREOCUPAR É UMA BOBAGEM. QUANDO UMA EMERGÊNCIA ACONTECE, CERTAMENTE, EXISTE ALGO COM QUE SE PREOCUPAR.



RETIRADA DE VÍTIMA UTILIZANDO O K.E.D






NO LOCAL DA EMERGÊNCIA, VOCÊ DEVE SER UM PROFISSIONAL ALTAMENTE DISCIPLINADO.


OBSERVE A SUA LINGUAGEM DIANTE DOS PACIENTES E DO PÚBLICO. NÃO FAÇA COMENTÁRIOS SOBRE OS PACIENTES OU SOBRE A GRAVIDADE DO ACIDENTE. CONCENTRE-SE EM AUXILIAR O PACIENTE E EVITE DISTRAÇÕES DESNECESSÁRIAS. COISAS SIMPLES COM FUMAR UM CIGARRO NO LOCAL DA EMERGÊNCIA, MOSTRA QUE VOCÊ NÃO É DISCIPLINADO E NÃO PODE SER UM SOCORRISTA.





QUANDO ESTIVER AJUDANDO UMA PESSOA, VOCÊ NÃO DEVE DIZER QUE ELA ESTÁ BEM, SE NA VERDADE ELA ESTIVER DOENTE OU FERIDA. NEM MESMO DIZER QUE TUDO ESTÁ BEM QUANDO VOCÊ PERCEBEU QUE EXISTE ALGO ERRADO. DIZER PARA A PESSOA NÃO SE PREOCUPAR É UMA BOBAGEM. QUANDO UMA EMERGÊNCIA ACONTECE, CERTAMENTE, EXISTE ALGO COM QUE SE PREOCUPAR.





A COMUNICAÇÃO COM O PACIENTE PODE SER BENÉFICA E CONTRIBUIR PARA O SEU RELAXAMENTO, DESDE QUE VOCÊ SEJA HONESTO. DIZER AO PACIENTE QUE VOCÊ ESTÁ TREINADO EM PRIMEIROS SOCORROS E QUE IRÁ AJUDÁ-LO, PODE DIMINUIR O MEDO E ESTABELECER VÍNCULOS DE CONFIANÇA.




EXTRICAÇÃO E TRANSPORTE DE VÍTIMAS





Para mim o curso de urgência pré-hospitalar foi de grande valia, não somente pela oportunidade de enriquecer conhecimentos relativos à minha formação, agregando valor à minha futura profissão, como também estar me preparando para atuar em casos de emergências, auxiliando nas manobras de primeiros-socorros. Visto que muitas vezes nos deparamos com situações inesperadas onde uma ou mais vidas dependerão de ajuda e em pequenos intervalos de tempo, ficando à “mercê” desde o momento da ocorrência do fato, seja ele de qualquer natureza, até a chegada do socorro especializado. É certo que a realização adequada das manobras de socorro nesses segundos iniciais reduz significativamente o risco de seqüelas e agravantes. Dessa forma sinto-me satisfeita por ter as condições básicas para auxiliar no salvamento de uma vida aumentando a minha área de abrangência na arte do cuidar. Finalizo expressando minha gratidão por àqueles que se esforçaram para difundir conhecimentos de elevada importância para todos.


Thaiana Rebello, Acadêmica do 5º Período de Enfermagem.





O curso de socorrismo pra mim foi uma esperiencia ótima e me surpreendeu ,passou das minha expectativas, hoje sei do valor da assistencia pré-hospitalar. Sem contar com o carinho e dedicação que o corpo de bombeiros tem em sua profissão ,sempre buscando conhecimentos para melhor atendimento e para passar para os outros.


Thalita Claro, Acadêmica do 5º Período de Enfermagem.




Você não precisa mudar o seu estilo de vida para ser um Socorrista. Entretanto, no momento em que você é requisitado para prestar assistência a uma pessoa, alguns aspectos relacionados à mudança de seu comportamento devem ser considerados. Sua atuação e aparência podem facilitar a obtenção da confiança do paciente. Tomar uma dose a menos de bebida alcoólica em uma festa, pode parecer pouco importante, porém, o significado desta pequena ação é muito importante, para que o Socorrista preste uma assistência adequada nas situações de emergência. Para ser um Socorrista, você deve manter-se em boas condições de saúde. Se você tem limitações físicas, como dificuldade em agachar ou de respirar, o seu treinamento terá pouca utilidade.












4 comentários:

  1. po tinha que ser meu mano!este ai que aparece em quase todas as fotos como professor é meu mano do peito.

    ResponderExcluir
  2. esse curso é de suma importância,eu também fiz e valeu apena mesmo...deus abênçõe os socorristas.

    ResponderExcluir
  3. Formar Profissionais legalmente habilitados para executar a função de brigadista, pois não podemos manusear um equipamento se não sabemos o que é e para que serve.vidas não tem preço, e se seguirmos o NR 23, vamos evitar danos,e ate mesmo um óbito. como demais conhecimentos do restante dos ensinamentos obtidos.

    ResponderExcluir
  4. Formar Profissionais legalmente habilitados para executar a função de brigadista, pois não podemos manusear um equipamento se não sabemos o que é e para que serve.vidas não tem preço, e se seguirmos o NR 23, vamos evitar danos,e ate mesmo um óbito. como demais conhecimentos do restante dos ensinamentos obtidos.

    ResponderExcluir